Como se Acabar com a Coceira da Candidíase Recorrente?

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida, que afeta a região genital feminina.

Ela pode causar sintomas como vermelhidão ou corrimento esbranquiçado com grumos.

Mas a grande vilã dessa condição é a coceira, que ainda pode ocasionar lesões nesta região íntima.

Continue lendo o artigo para entender como acabar de vez com a coceira da candidíase recorrente e qual o melhor tratamento.

Como eliminar de vez a Candidíase Recorrente?

O tratamento da candidíase geralmente envolve o uso de medicamentos antifúngicos, que podem ser em forma de cremes, óvulos vaginais, comprimidos orais ou até mesmo tecnologias como laser, dependendo da gravidade do caso.

É fundamental fazer um exame específico para identificar qual tipo de fungo está causando a infecção. Sem o diagnóstico correto, o tratamento pode não ser eficaz.

O que você come também pode influenciar no controle da candidíase. 

O ideal é reduzir o consumo de alimentos processados e ricos em açúcar, já que o fungo Candida se alimenta de açúcares e cresce mais rápido em ambientes ricos nesse nutriente.

Com o tratamento adequado realizado por uma especialista, é possível controlar a candidíase e evitar que ela volte a incomodar.

Ginecologista especialista no Tratamento da Candidíase Vaginal:

A dra. Débora Jales é médica pós-graduada em Ginecologia Estética e Funcional, com formação em Medicina pela UFRN e atende no consultório em Natal – RN, ela é referência no tratamento da Candidíase e suas complicações.

Tem vasta experiência no tratamento de doenças que afetam a saúde da mulher e muitos casos de sucesso que se livraram de todos os sintomas incômodos dessa condição.

Afinal, o que causa a coceira?

Aquela coceira intensa e incômoda que a candidíase provoca acontece porque o fungo Candida, quando se multiplica em excesso, causa irritação e inflamação na região íntima. 

O corpo, ao perceber essa “invasão”, reage e, como resultado, surge a coceira.

Infelizmente, coçar não resolve o problema! Pelo contrário, pode até piorar, causando lesões na pele, aumentando a sensibilidade e a inflamação.

Para aliviar o desconforto, você pode fazer o seguinte:

  • Mantenha a região limpa e seca – isso ajuda a reduzir a irritação.
  • Use roupas leves e íntimas de algodão – o objetivo é deixar a pele respirar.
  • Evite peças apertadas – calças justas e tecidos sintéticos abafam a área e favorecem o crescimento do fungo.


Essas medidas aliviam o desconforto, mas
não substituem o tratamento médico.

Se você estiver sentindo esse e outros sintomas, busque uma ginecologista especialista em Candidíase imediatamente! Só assim os sintomas vão desaparecer de verdade!

Ginecologista e Obstetra (MEJC/UFRN) – RQE 4462